top of page

STJ reafirma: crimes ambientais contra espécies ameaçadas devem ser julgados pela Justiça Federal!

Redes Rebia

Edição Extra do Informativo do STJ traz decisão sobre crimes ambientais


A Secretaria de Biblioteca e Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a 24ª edição extraordinária do Informativo de Jurisprudência, abordando decisões relevantes no direito penal ambiental.stj crimes ambientais


Nesta edição, destaca-se o julgamento da Terceira Seção do STJ, que reafirmou a competência da Justiça Federal para processar e julgar crimes ambientais quando a conduta envolve espécies constantes na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, configurando interesse da União. A tese foi fixada no Conflito de Competência (CC) 208.449, sob a relatoria do ministro Messod Azulay Neto.


Competência da Justiça Federal para crimes ambientais


O principal ponto de discussão no julgamento foi determinar se a Justiça Federal tem competência exclusiva para processar crimes ambientais envolvendo espécies ameaçadas de extinção, quando listadas em ato federal.


No caso analisado, o crime ambiental envolveu a espécie de flora Araucaria angustifolia, popularmente conhecida como pinheiro-do-paraná, que consta na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção conforme a Portaria MMA n. 300/2022, do Ministério do Meio Ambiente.


Alguns argumentos contrários à competência federal alegavam que a Justiça Federal só poderia atuar em casos de interesse direto e específico da União, e que a mera inclusão de uma espécie na lista oficial de ameaçadas não caracterizaria esse interesse automaticamente.


No entanto, o STJ reafirmou que a proteção de espécies ameaçadas de extinção é de interesse da União, pois trata-se de uma questão de preservação ambiental de abrangência nacional. A Terceira Seção pacificou o entendimento de que sempre que o crime ambiental envolver espécies listadas em atos normativos federais, a competência para julgamento será da Justiça Federal.


 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page