top of page

Secretaria do Ambiente entrega câmeras para monitoramento da fauna e lança Atlas inédito das Unidades de Conservação

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram, nesta quarta-feira (22), Dia Internacional da Biodiversidade, a entrega de 480 câmeras para o monitoramento da fauna silvestre, iniciativa para a atualização da Lista da Fauna Ameaçada, que não é revisada há 27 anos. O evento ocorreu no Museu do Amanhã, Zona Portuária do Rio. Além disso, a cerimônia marcou o lançamento do primeiro Atlas das Unidades de Conservação (UCs) municipais.


O secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, citou que o evento reforça o compromisso da gestão com a preservação das nossas fauna e flora e a valorização dos recursos naturais. Para Rossi, a data simboliza a importância de ações para proteger a biodiversidade.


— O dia de hoje traz mais visibilidade às ações que vêm sendo desenvolvidas em todo o território fluminense. Temos um Governo que não diz “não” para o meio ambiente. A tecnologia está a serviço da biodiversidade. Com as câmeras, conseguiremos dados mais precisos sobre as espécies que habitam nossas matas. A preservação da biodiversidade não é uma opção. É uma necessidade estratégica para o presente e o futuro do estado.


Todos os municípios fluminenses receberão câmeras para o monitoramento dos animais. O levantamento e o monitoramento da fauna silvestre no estado são partes integrantes da Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade do Rio de Janeiro, visando ações para conservação da biodiversidade do estado no horizonte entre 2025 e 2030.


A previsão é que o Livro da Fauna Ameaçada fique pronto em até dois anos. Por meio de edital público, uma empresa será contratada para a análise e a organização dos dados. Mais de 1.300 espécies de animais vertebrados já foram identificadas na Mata Atlântica, que também é considerado um dos ecossistemas mais ameaçados no planeta. Dessas, aproximadamente 620 são espécies de aves, 200 de répteis, 280 de anfíbios e 260 de mamíferos, como a onça parda e o mico-leão-dourado, hoje ameaçados de extinção.


O Atlas das Unidades de Conservação (UCs) municipais do Estado do Rio de Janeiro é o primeiro livro sobre as áreas protegidas e reúne informações sobre as mais de 400 UCs. O levantamento dos dados foi feito em parceria com as prefeituras municipais por meio de um censo realizado entre os anos de 2019 e 2022. Houve também a contribuição do Programa de Apoio às Unidades de Conservação (ProUC), da Secretaria do Ambiente.


— Cada capítulo traz um panorama sobre os nossos municípios, incluindo características geoambientais, informações sobre a biodiversidade local, dados sobre o uso público das áreas e aspectos da diversidade socioambiental. O atlas é uma ferramenta estratégica para gestores públicos, além de fortalecer a gestão ambiental e apoiar políticas públicas voltadas à proteção dos ecossistemas — destaca o presidente do Inea, Renato Jordão.


Confira o Atlas AQUI


 
 
 

Komentarze


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page