top of page

Presos em flagrante por despejar chorume em canavial

Redes Rebia

Duas pessoas foram presas em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (25), por despejar chorume, um líquido poluente de cor escura e forte odor, originado da decomposição de resíduos orgânicos do aterro sanitário de Maceió, em um canavial no bairro Cidade Universitária, próximo ao aeroporto.


De acordo com o delegado Cayo Rodrigues, que mais cedo confirmou ao TNH1 que três pessoas haviam sido presas, mas apenas Edilson França da Silva e Anderson Cordeiro Brum foram presos. Eles são ligados a uma empresa contratada para transportar o resíduo para o descarte correto em Recife, capital de Pernambuco, mas a polícia investiga se os motoristas desviaram a rota por decisão própria ou por orientação da empresa. O ato é considerado crime ambiental.


“No momento da prisão, eles não falaram sobre isso, mas estão sendo interrogados e essas dúvidas serão esclarecidas ao longo da investigação. Recebemos a informação do crime ambiental e começamos a monitorar. Hoje flagramos isso, mas acredito que essa não seja a primeira vez que eles fazem”, pontuou.



O Instituto de Meio Ambiente enviou técnicos à sede da Divisão Especial de Investigações e Capturas, onde estão os caminhões, para a análise do material.

Na nota, a secretaria afirma: "Apesar de ser um equipamento da Prefeitura de Maceió, a gestão da CTR acontece por meio de concessão pública, com operação executada pelo Grupo Estre. Todos os esclarecimentos estão sendo cobrados da empresa, que deve se posicionar sobre o caso e será responsabilizada legalmente por qualquer infração ambiental decorrente da operação da CTR".

A pasta ainda afirma que o monitoramento em relação à operação da CTR é rigoroso, respeita à legislação ambiental vigente e tem como base relatórios técnicos emitidos periodicamente e apresentados aos órgãos ambientais fiscalizadores. "Todas as medidas cabíveis já estão sendo adotadas para que, conforme haja o esclarecimento desta situação, a empresa seja responsabilizada juridicamente", conclui.


Sindicância

O Grupo Estre informou, também por nota, que abriu uma sindicância interna para apurar o ocorrido e confirmar se os veículos e suas cargas, de fato, pertencem à empresa contratada para o transporte dos resíduos do aterro. O transporte do chorume é feito, segundo a nota, por empresa terceirizada, e sua saida e chegada são controladas, conforme documentação que foi colocada à disposição das autoridades. Confira a nota na íntegra:

A Estre Ambiental, responsável pela operação da Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR Maceió) informa que segue rigorosamente todos os procedimentos de segurança e normas ambientais para o tratamento de resíduos. Do volume de chorume gerado, metade é tratado dentro do próprio aterro e, outra parte, enviada para tratamento externo, ambos devidamente licenciados pelos órgãos ambientais competentes.

O transporte deste chorume é realizado por uma empresa terceirizada, e sua saida e chegada são rigorosamente controladas, conforme documentação que já está à disposição das autoridades.

A empresa esclarece ainda que já abriu uma sindicância interna para apurar o ocorrido e confirmar se os veículos e suas cargas, de fato, pertencem à empresa contratada para o transporte dos resíduos do aterro.


Por: Erik Maia

 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page