top of page

Não há sustentabilidade sem a inclusão de catadoras e catadores na coleta seletiva dos municípios.

Redes Rebia

Catadoras e catadores de materiais recicláveis são trabalhadores fundamentais para a sociedade e o planeta. Ainda assim, é escassa a informação pública organizada a respeito das condições em que vivem e trabalham. Com o objetivo de fortalecer a visibilidade destes heróis do meio ambiente, o Cataki, aplicativo sem fins lucrativos, lança um relatório com dados sobre o universo dos catadores e catadoras autônomos nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta pesquisa faz parte das ações de Dez Anos do Pimp My Carroça.


Coleta de catadores autônomos é 1,6x maior que a coleta oficial


A inclusão de catadores em políticas públicas de coleta seletiva e limpeza urbana é a única maneira das cidades brasileiras atingirem as metas apontadas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares). Caso contrário, haverá mais concentração de renda – dentre as poucas empresas concessionárias de serviços de coleta –, desperdício de resíduos secos passíveis de serem reintroduzidos na cadeia da reciclagem e o agravamento da situação socioeconômica dos homens e mulheres catadores.


Relatos da Catação

"A maioria olha pro catador como que a última opção que o cara tinha era essa. No olhar da sociedade não é uma escolha, mas uma falta de opção. Não é o mesmo olhar que nós temos como profissional. É um serviço digno", afirma um dos 421 catadores autônomos entrevistados para o estudo.


Trajetória profissional dos catadores


A catação de materiais recicláveis se caracteriza por diferentes momentos, níveis de complexidade e execução técnica. O início da atividade pode ocorrer com a coleta por meio de uma sacola plástica de qualquer material que possa ter algum valor, e se estende até o uso de um automóvel para coletar e transportar resíduos, além da disponibilidade de um espaço para triagem e armazenamento, o que representaria um estágio mais avançado na carreira.



 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page