Conscientização sustentável e o Meio Ambiente nas Escolas

Actualizado: hace 5 días

Em busca da conscientização sustentável, gestores participam de encontro sobre Programa Meio Ambiente nas Escolas


flyer do encontro de gestores de são Vicente, meio ambiente nas escolas

Reunião on-line na tarde desta quinta-feira (25) abordará, também, Prêmio PMANE deste ano


Diretores e coordenadores escolares participam a partir das 15h de quinta-feira (25) de importante momento voltado a um tema mundialmente pertinente: a educação para a sustentabilidade.


Este segundo encontro do Programa Meio Ambiente das Escolas (PMANE) envolve as equipes gestoras das escolas municipais, mas professores e demais funcionários que atuam nas unidades também estão convidados a participar.


Durante a reunião, será lançado o Prêmio PMANE, com apresentação do regulamento e a votação para a escolha dos prêmios. Também serão abordados os cuidados com a coleta e com a bombona, vídeo de formação com apresentação dos módulos e do processo de inscrição, além da apresentação dos Óleons.


O PMANE é uma realização do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e da empresa Preserva – Reciclagem de Óleo Vegetal, com Núcleo de Educação Ambiental da Diretoria Pedagógica da Seduc de São Vicente, patrocínio da Soya Recicla e as parcerias de Óleo Sustentável e Prefeitura Municipal de São Vicente.


A ação está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, previsto na Agenda 2030, acordo internacional firmado pelos estados-membros da ONU. Entre as metas, estão implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis; alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais; reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; e incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.


O Programa também está integrado à Gincana Sustentável, ação que envolve todas as escolas municipais de São Vicente, numa competição saudável que visa investir numa mudança de hábitos e de mentalidade voltado a um meio ambiente mais equilibrado.


O link de acesso à reunião é https://meet.google.com/qon-mmdj-std


O que é – O Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE) é uma iniciativa de educação ambiental que integra organizações civis, setor público e privado para um novo modelo de gestão de resíduos sólidos. Nele, o descarte correto do óleo de cozinha usado é uma ferramenta de conscientização ambiental dentro das escolas, onde os processos educativos acontecem mais fortemente:

  • Os educadores ampliam a discussão para outros temas como sustentabilidade, descarte correto de resíduos, saneamento básico, água e cidadania.

  • Os alunos tornam-se agentes de mobilização de sua comunidade, influenciando as famílias para a reciclagem e meio ambiente.

Para tanto, incentiva-se atividades socioambientais e culturais nas escolas, oferece-se capacitação para professores e gestores das unidades envolvidas, e disponibiliza-se conteúdos variados de educação ambiental, além de materiais de comunicação para facilitar o contato com a comunidade escolar.


O Programa contribui para o atendimento da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei N° 9.795/99), em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – DCNEA e alinhado com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na qual consta que a educação ambiental seja abordada de forma transversal e integradora.


Além disso, atende à Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e criou a Logística Reversa (LR), que consiste na instalação e administração de Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de resíduos como pilhas e baterias, eletroeletrônicos, remédios, pneus, lâmpadas e óleo de cozinha, entre outros.


A Renda do Óleo Coletado se reverte para a Associação de Pais e Mestres e este recurso contribui com a realização de Atividades de Educação Ambiental a partir de projetos desenvolvidos de forma participativa, entre escolas e educadores do Programa.


Por Prefeitura de São Vicente SP.

0 visualizaciones0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo