top of page

Conama abre consultas públicas para debater justiça climática e qualidade do ar

Redes Rebia

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) iniciou duas consultas públicas simultâneas para coletar contribuições da sociedade sobre propostas de resolução cruciais para o futuro ambiental do país. As iniciativas, anunciadas pelo Secretário Executivo do Conama, visam aprimorar políticas relacionadas à justiça climática e à qualidade do ar, temas de crescente relevância no cenário nacional e internacional.


Justiça Climática e Combate ao Racismo Ambiental em Debate


A Consulta Pública nº 7/2025 foca na proposta de resolução que busca definir princípios e diretrizes para garantir a justiça climática e combater o racismo ambiental. O objetivo é criar um marco regulatório que assegure que as políticas e ações climáticas considerem as dimensões sociais e raciais, protegendo as populações mais vulneráveis dos impactos desproporcionais das mudanças climáticas.


Planos para Episódios Críticos de Poluição do Ar em Discussão


Paralelamente, a Consulta Pública nº 4/2025 aborda a proposta de resolução que estabelece diretrizes para a elaboração de Planos para Episódios Críticos de Poluição do Ar e define os valores referenciais para declaração dos níveis críticos de poluição atmosférica. A medida busca aprimorar a capacidade de resposta dos órgãos ambientais em situações de alta concentração de poluentes, protegendo a saúde da população.


Participação da Sociedade é Fundamental


Ambas as consultas públicas estão abertas à participação de cidadãos, organizações e especialistas, que podem enviar suas contribuições por meio da plataforma Participa + Brasil (https://www.gov.br/participamaisbrasil/consultas-publicas). O prazo para envio de contribuições é de 45 dias, contados a partir da data de publicação dos avisos.


Temas Interligados e Relevantes


As duas consultas públicas abordam temas interligados e de grande relevância para a sociedade brasileira. A qualidade do ar e a justiça climática são desafios que exigem a participação de todos para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo.


Como Participar


Para participar das consultas públicas, os interessados devem acessar a plataforma Participa + Brasil e seguir as instruções para enviar suas contribuições.


Fonte: IBDA

 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page