LOG PMA PEQ 200x45pixels

LOG RMA PEQ 200x45pixels

LOG BMA PEQ 200x45pixels

LOG CMA PEQ 200x45pixels

Quem é a Rebia?

A REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental é uma Associação sem fins lucrativos, independente, sem vínculos partidários ou religiosos, que visa contribuir para a formação e fortalecimento da cidadania socioambiental planetária através da democratização da informação ambiental e da educação ambiental, com uma visão plural e democrática da questão socioambiental e da sustentabilidade, e que se rege por seus Estatutos e pela legislação específica, notadamente na forma prevista nos artigos 53 a 61 nos termos da Lei nº 10.406/2002, do Novo Código Civil Brasileiro, em vigor a partir de 11 de janeiro de 2003, com sede na...

Clique aqui e leia mais ...

EMPRESA ‘AMIGA DO PLANETA’


Transforme em ação prática a sua boa vontade em ajudar o Planeta.

Saiba como a sua Empresa de Lucro Real, ou onde você trabalha – SEM GASTAR MAIS NENHUM DINHEIRO EXTRA - pode divulgar gratuitamente seus projetos e ações socioambientais e ainda ganhar o selo de EMPRESA AMIGA DO PLANETA !

A legislação fiscal autoriza que EMPRESA DE LUCRO REAL parceira de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) deixe de pagar uma pequena parte (2%) do imposto de renda e doe este mesmo valor para projetos de interesse socioambiental, como os da REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental.

Desde janeiro de 1996, a REBIA edita e distribui gratuitamente os veículos de comunicação especializados em meio ambiente: REVISTA DO MEIO AMBIENTE, o PORTAL DO MEIO AMBIENTE e o boletim digital NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE, contribuindo assim para a democratização da informação socioambiental no Brasil e para a formação e o fortalecimento da cidadania ambiental planetária.

Bernardo-Niskier

 

 

EMPRESA AMIGA DO PLANETA

“A Revista do Meio Ambiente é editada e distribuída gratuitamente pela REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem merecido o nosso apoio pelo trabalho sério e persistente que vem desenvolvendo a mais de uma década para o avanço da consciência ambiental em nossa sociedade.

Por isso, nós, da TECNENGE, recomendamos às empresas de lucro real que também apóiem a REBIA e sua Revista do Meio Ambiente, destinando ao Projeto 2% do que hoje já pagam ao Imposto de Renda, sobre seu lucro real declarado, por meio de sua parceira OSCIP Associação Ecológica Piratingaúna.”

- Bernardo Niskier, arquiteto da TECNENGE (que integra a Rede de Empresas Amigas do Planeta)


SELO EMPRESA ‘AMIGA DO PLANETA’

A Empresa parceira da REBIA poderá exibir o selo ‘Empresa Amiga do Planeta’ em reconhecimento ao seu compromisso em financiar e manter a democratização da informação socioambiental no Brasil, contribuindo assim para a formação e o fortalecimento da cidadania socioambiental planetária.

No Portal do Meio Ambiente (www.portaldomeioambiente.org.br) haverá uma página especial para a Rede de Empresas Amigas do Planeta, para o reconhecimento do mérito.

Este selo poderá ser entregue durante evento interno ou externo - a ser organizado pela Empresa, por ocasião da assinatura do Termo de Parceria - , com a cobertura jornalística da REVISTA DO MEIO AMBIENTE.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS DE DIVULGAÇÃO PARA A EMPRESA

COMO GANHAR VISIBILIDADE COM OS RESULTADOS DE AÇÕES E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS SEM GASTAR DINHEIRO EXTRA COM DIVULGAÇÃO

Apesar de muitas empresas estarem investido em projetos e ações socioambientais, nem sempre conseguem colher os benefícios em mudança de sua imagem junto aos públicos de interesse. Em parte por que divulgação é cara mesmo, e aí algumas empresas preferem não divulgar mesmo, ou tentar mídia espontânea - que quase nunca conseguem, por que, tradicionalmente, parece que os setores de jornalismo da mídia não especializada em meio ambiente estão mais interessados em pautar espontaneamente o que acontece de ruim com o meio ambiente, como acidentes e problemas ambientais, e deixar para os setores de publicidade as notícias sobre as boas ações ambientais das empresas.

Apenas usando o que a lei já garante, a empresa de lucro real pode deixar de pagar ao Imposto de Renda 2% do seu lucro real declarado e transferir este mesmo percentual para o Projeto REBIA. Com esta atitude, amparada em Lei, a empresa contribui para a formação da Cidadania Ambiental em e ainda ganha o direito de divulgar gratuitamente seus resultados e ações socioambientais na Revista do Meio Ambiente e no Portal do Meio Ambiente (www.portaldomeioambiente.org.br ). A quantidade de inserções e de uso dos produtos dependerá de negociação em função do valor doado).

Veículos de comunicação
Principais benefícios
REVISTA DO MEIO AMBIENTE

Páginas impressas (edição a escolher)

Recebimento pelo correio da Revista do Meio Ambiente (12 edições impressas)

Logotipo da empresa com destaque por nível de parceria na página de expediente da Revista do Meio Ambiente

PORTAL DO MEIO AMBIENTE
Acesso livre a todo o conteúdo e notícias e direito de disseminá-lo internamente na empresa.

Banner half rotativo no lado direito na capa do Portal do Meio Ambiente, com tempo de exposição de acordo com o nível de parceria

Logotipo da empresa, com destaque por nível de parceria, na página de EMPRESAS AMIGA DO PLANETA, incluindo link para o site da empresa

Divulgação dos informes, releases e notícias institucionais socioambientais na seção Notícias Institucionais, no alto da capa e ao centro do Portal
NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE

Recebimento diário por e-mail do boletim digital Notícias do Meio Ambiente

Envio isolado de mala direta para 30.000 leitores cadastrados com informe/anúncio socioambiental


VANTAGENS E BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA NOS PROJETOS DA REBIA

PROJETOS EXISTENTES
METAS
PALESTRAS DE SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Palestra com o escritor e jornalista Vilmar S. D. Berna, fundador da REBIA, Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente - o mesmo outorgado a Chico Mendes, Betinho, ao Ministro Carlos Minc, entre outros - , que pode abordar uma série de temas de acordo com o interesse da empresa.

 

Curso / Oficina de COMUNICAÇÃO AMBIENTAL PARA JORNALISTAS e Líderes Comunitários

Estabelecer canais independentes e de credibilidade para comunicação de ‘mão dupla’ com jornalistas e lideranças comunitárias nas áreas de interesse da empresa, informando e esclarecendo sobre aspectos e impactos e também ouvindo sobre interesses e preocupações da comunidade a fim de ajustar a gestão socioambiental da empresa aos anseios da comunidade e se antecipar a problemas.

 

NEUTRALIZAR EMISSÕES DE CARBONO COM PLANTIO DE ÁRVORES
certificado

Inventariar as emissões de carbono de atividades, setores ou organização. Promover mutirões - que pode envolver os funcionários, comunidade e organizações locais do Terceiro Setor - para o plantio de árvores nativas brasileiras, com o objetivo de fixar nos troncos, galhos, raízes e folhas o carbono emitido. As árvores podem ser plantadas em áreas da própria Empresa ou próximas, preferencialmente em Unidades de Conservação, para que fiquem preservadas para sempre. Será concedido certificado de Empresa ou Evento Neutro em Carbono, que poderá dar origem a Projeto de Crédito de Carbono.

ESCOLA AMIGA DO PLANETA: ‘Seja o exemplo que você quer ver em seus alunos e na sociedade’

Envolver a comunidade escolar - próxima da Empresa ou de áreas de expansão ou de atividades da Empresa - através do uso da Revista e do Portal do Meio Ambiente na Escola e dos livros do escritor Vilmar S. D. Berna e a realização de campanhas de educação ambiental nas seguintes datas comemorativas: DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22/03) – tema ‘Água é Vida’; DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (05/06) – tema ‘Consumir com responsabilidade sustentável’; e DIA MUNDIAL DA ÁRVORE (21/09) – tema ‘Neutralize suas Emissões Plantando Arvores’.

A Cultura e a Cidadania Ambiental vão até aonde o Brasil mais Precisa

Projeto cultural de incentivo à leitura e inclusão digital. O autor irá comparecer a escolas e feiras de livros nos diversos pontos do país, deslocando-se em MOTOR HOME a ser adquirido pelo projeto. Durante a viagem, o escritor irá produzir matérias e fotos para contar histórias de gente que cuida da natureza, com foco nas Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) e projetos de sustentabilidade socioambiental solidária. O material produzido será publicado no Portal e na Revista do Meio Ambiente e dará origem ao livro ilustrado e colorido, em couchè e capa dura: “Histórias de gente que cuida da Natureza”. A Empresa patrocinadora terá seu logotipo exibido na lateral do Motor Home e em todo o material de divulgação do Projeto, inclusive no livro, na Revista e no Portal.

 


REVISTA DO MEIO AMBIENTE EM SALA DE AULA
RMA1

As escolas participantes deste projeto receberão gratuitamente, a cada mês, uma quantidade de exemplares da REVISTA DO MEIO AMBIENTE como complementação às fontes de informações socioambientais e como suporte para os projetos de educação ambiental possibilitando assim levar o conhecimento e a pesquisa socioambiental para a escola, atualizados mês a mês com temas socioambientais sobre o que aconteceu no período.

A empresa doadora poderá veicular informações especiais sobre seus resultados e projetos socioambientais como forma de democratizar suas informações institucionais juntos aos públicos de interesse.

ESCOLA AMIGA DOS ANIMAIS

O certificado de ESCOLA AMIGA DOS ANIMAIS será concedido pela REBIA, em parceria com outras organizações de defesa dos animais parceiras, em reconhecimento às escolas que desenvolvem projetos e grupos de bem estar animal como estratégia pedagógica para rever nossas relações com os animais e também com nossos semelhantes, contribuindo para resgatar o humano em nós, a compaixão, o amor ao próximo, combater os maus tratos aos animais e a falta de solidariedade e a indiferença com a dor alheia.

O projeto tem por base o livro do Vilmar S. D. Berna “O Tribunal dos Bichos” utilizado nas escolas em peças de teatro e atividades pedagógicas. É coordenado pelo colaborador da REBIA Marcelo Pereira.

CURSOS DE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

A REBIA oferece dois cursos à distância, em parceria com a UFF – Universidade Federal Fluminense, “Como fazer Educação Ambiental” e “Como administrar com consciência ecológica”, baseados nos livros do escritor Vilmar S. D. Berna e também realiza seminários e cursos presenciais em parceria com a OSCIP PRIMA para sensibilização de funcionários para políticas socioambientais e para públicos de interesse.

Em parceria com os voluntários da REBIA Efraim Neto e Fabrício Ângelo, a REBIA realiza cursos presenciais de Comunicação Socioambiental Para Capacitação de Jovens Jornalistas e Líderes Comunitários que integram a rede de colaboradores voluntários da Agência Rebia de Informação Socioambiental, especialmente dedicada a dar voz às organizações do terceiro setor que realizam campanhas, eventos e ações e que nem sempre conseguem espaço na mídia tradicional. As matérias produzidas pelos jovens voluntários ficam disponíveis para livre uso citada fonte e autoria no Portal do Meio Ambiente e serão publicadas no todo ou em parte na Revista do Meio Ambiente imprensa. Cada jovem colaborador receberá gratuitamente uma parte da tiragem da revista para distribuição em sua comunidade. As empresas doadoras terão espaço para publicação de suas informações socioambientais.


PASSO A PASSO NA EMPRESA

Setores na empresa que podem contribuir e se interessar na viabilização desta parceria:

MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL:

a) identifica as informações socioambientais da empresa relevantes para divulgação (inclui a divulgação através dos veículos da REBIA);

b) procura esclarecer dúvidas da comunidade sobre aspectos e impactos da Empresa (pode se beneficiar dos Fóruns de Debates da REBIA);

c) estabelece e mantém canais de diálogo e rede de contatos com público de interesse para manter-se informada a fim de ajustar a gestão ou projetos de responsabilidade socioambiental (pode se beneficiar dos cursos e oficinas para jornalistas e lideranças comunitárias da REBIA);

d) organiza eventos socioambientais de interesse da empresa, tais como Semana de Meio Ambiente, Dia Mundial de Meio Ambiente, Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Árvore, entre outros (pode contar com a participação da REBIA em palestras, organização de projetos que envolva as escolas do entorno, realizar mutirões de plantio de árvores para inertizar emissões da empresa ou do evento, etc.).

COMUNICAÇÃO E MARKETING:

a) prepara releases e materiais informativos da Empresa para divulgação jornalística (inclui a divulgação através dos veículos da REBIA);

b) prepara Plano de Mídia da Empresa para divulgação publicitária (tem descontos promocionais na inclusão de publicidade nos veículos da REBIA, além das cotas a que tem direito);

c) cuida da distribuição de material informativo junto ao público interno e de interesse (recebe cotas de exemplares da Revista do Meio Ambiente para distribuição gratuita).

JURÍDICO:

a) confirma a base legal da proposta;

b) prepara o TERMO DE PARCERIA (modelo fornecido pela Instrução Normativa 87/96 da Secretaria da Receita Federal) assegurando a formalidade da parceria exigida em lei;

c) onde for recomendável oferecer monitoramento independente e democratização da informação ambiental a fim de facilitar negociações e viabilizar a realização de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e de projetos resultantes de medidas compensatórias, oferecer a parceria com a REBIA como prova do compromisso.

4. CONTÁBIL-FINANCEIRO:

a) comunica à OSCIP o valor a ser repassado no período para que providencie o envio pelo Sedex da Nota Fiscal correspondente com o anexo da DECLARAÇÃO DE RENÚNCIA FISCAL (modelo fornecido pela Instrução Normativa 87/96 da Secretaria da Receita Federal);

b) efetua o depósito na conta corrente da Oscip exclusiva para a Parceria;

c) anexa as Declarações de Renúncia Fiscal por ocasião do envio à Receita Federal da Declaração Fiscal da Empresa (a fiscalização da Receita Federal não recai sobre a empresa de lucro real, doadora, mas sobre a Oscip que recebeu a doação);

BASE LEGAL

A lei nº 9.249/95 reserva à pessoa jurídica a possibilidade de doar até o limite de 2% de seu lucro operacional, para efeito de cálculo do IR a pagar, para OSCIP que preste serviços de promoção social, de estudos e pesquisas, de preservação do meio ambiente, promoção à cultura, em benefício da comunidade onde atua, como a Associação Ecológica Piratingaúna.


1. Art. 13, inciso III da lei 9.249/95;

2. Art. 365 que regulamenta o Imposto de Renda - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3000.htm

3. Art. 34 da lei 10.637/2002;

4. Medida provisória 2.158-34/01

5. TERMO DE PARCERIA (Instrução Normativa 87/96 da Secretaria da Receita Federal)

6. DECLARAÇÃO DE RENÚNCIA FISCAL (Instrução Normativa 87/96 da Secretaria da Receita Federal)

7. Legislação sobre Oscips

8. Manual sobre Oscips

MAIS INFORMAÇÕES

O Projeto REBIA é desenvolvido em parceria com a:

Associação Ecológica Piratingaúna
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) - MJ-N° 08015.000703/2003-31
CNPJ: 03.744.280/0001-30
Sede: Rua Maria Luiza Gonzaga, 217 - Ano Bom – Barra Mansa, RJ - 27323-300
Representante legal: Eduardo Wernech - Presidente

1. Termo de Parceria da REBIA com a Oscip Associação Ecológica Piratingaúna

2. Certidão da Oscip fornecida pelo Ministério da Justiça para 2009

3. Estatutos

4. Ata da assembléia que elegeu a diretoria 2008-2012

Sobre a REBIA:

1. Projeto REBIA

2. Tabela de Preços da Revista do Meio Ambiente

3. Tabela de Preços do Portal do Meio Ambiente

4. Perfil dos leitores da REBIA

5. Carta de apoio da CONTAG

6. Termo de Parceria com a Associação Orla Rio (atesta a distribuição gratuita da Revista nos quiosques das praias cariocas do Leme, Ipanema, Copacabana, Leblon, Barra)

7. Carta de Agradecimento do IBAMA-RJ (atesta a distribuição gratuita da Revista através do IBAMA-RJ)

8. Perfil e comentários sobre o fundador da REBIA


{component}option=com_contact&view=contact&catid=973&id=10|620|500{/component}


DMC Firewall is a Joomla Security extension!