Prefeitura realizará obras de reabertura do túnel em Niterói.
- Redes Rebia
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
A intervenção minimizará o problema da mortalidade de peixes e contribuirá para o sustento financeiro dos pescadores.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou neste domingo (23) a ordem para iniciar as obras de estabilização estrutural definitiva do Túnel do Tibau, em Piratininga, que liga o mar à lagoa. A intervenção permitirá a renovação e circulação eficiente das águas do Sistema Lagunar, contribuindo para a redução da mortalidade de peixes e a melhoria da qualidade ambiental da região. O investimento municipal para reabertura do túnel é de R$ 38,8 milhões, e as obras devem ser concluídas em 24 meses.
“Vamos assumir esse projeto, que vai minimizar muito o problema que existe aqui na lagoa há anos, principalmente no verão e no calor mais intenso. Piratininga, em tupi-guarani, significa “peixe seco”, mas não podemos chamar de normal. As pessoas estão buscando uma solução para o problema da mortandade de peixes, porque isso não diz respeito apenas à preservação da lagoa, mas também ao sustento financeiro dos pescadores”, declarou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Entre as principais etapas da intervenção estão a recuperação do sistema de contenção, a estabilização das áreas desabadas e a instalação de uma comporta do tipo stop log, dispositivo que permite controlar o nível da água e isolar áreas para manutenção.

"Este é um momento importante para Niterói e para a Lagoa de Piratininga. Este projeto é essencial para melhorar a qualidade da água e para que as pessoas continuem este projeto de contribuição ambiental, o Parque da Lagoa de Piratininga (POP)", disse a vice-prefeita Isabel Swan.
O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco, disse que o túnel que liga a Lagoa ao mar foi construído pelo Estado. “Vamos assumir essa responsabilidade para resolver esse problema e melhorar as condições ambientais.”
Construído em 2008, o túnel tem 915,91 metros de comprimento, 5 metros de largura e 4,5 metros de altura com o objetivo de permitir a renovação e circulação eficiente das águas do Sistema Lagunar. O projeto de restauração visa restabelecer o fluxo normal das águas entre o mar e a Lagoa de Piratininga. O presidente da Associação dos Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga (Apalap), Luiz Mendonça, agradeceu à administração municipal por esse cuidado com a lagoa.
“Gostaria de agradecer a todos que estão participando dessa batalha para recuperar a lagoa e ao presidente que está assumindo esse papel de nos ajudar a recuperar esse túnel para que esse sistema de lagoa possa funcionar corretamente novamente. As pessoas podem estar aqui novamente para garantir a qualidade da água para garantir a qualidade dos nossos peixes.”

Participarão da cerimônia diversos secretários e representantes da administração municipal e do legislativo, o ex-prefeito e ambientalista Axel Grael, além de pescadores da região.
Por Prefeitura de Niterói .
Comments