top of page

Poluição: no Brasil, aves estão fazendo ninhos com resíduos plásticos

Pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA) mostra que o japu-preto, uma ave que vive no litoral do Pará, passou a usar fibras e cordas de plástico provenientes da poluição para fazer seus ninhos.

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia, nesta segunda-feira (24), a mestre em oceanografia e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Adrielle Caroline Lopes, explicou que o animal acaba sendo um bioindicador de poluição no ambiente, demonstrando um excesso de resíduos na região.


“O estudo foi iniciado em 2022, na região costeira do Pará, a partir da observação dos ninhos do japu-preto que estavam ficando com uma coloração azul, proveniente de material de pesca, como fibras e cordas de plástico, principalmente deixadas na região de manguezal”, detalha a pesquisadora. De acordo com a pesquisa, 97% dos ninhos dessa espécie na região são feitos com o material descartado.


Adrielle Lopes adianta que o estudo deverá ter nova fase, para entender os impactos da toxidade desse plástico nos pássaros e seus filhotes. Mas ela acredita que pode haver desde intoxicação até distúrbios hormonais que impactem em todo o ecossistema.


“São diversos os impactos tanto para as aves quanto para os seus filhotes, porque esse plástico pode afetar diretamente na alimentação, reprodução e até na sobrevivência dessas espécies, além de comprometer a qualidade e a segurança desses ninhos, podendo influenciar diretamente na sobrevivência dos filhotes e das aves adultas, através do emaranhamento nessas substâncias ou até engolindo esse plástico, provocando impactos enormes ao ecossistema”, advertiu a mestre em oceanografia.


 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informações Ambientais (REBIA) fornece informações sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes em todo o mundo e tem um tempo de repórteres de primeira linha que são de outro planeta.


Telefone: ​11-3456-7890

Fax: 11-2345-6789
E-mail: info@meusite.com

Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista Ambiental.

Telefone: 21 97237 -1307

E-mail : gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-eu sei

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é vital para nossas vidas.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo um assunto, publicando seus projetos ou participando de dois eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para manutenção ou funcionamento do site.

compartilhar ideias

 

Conte-nos o que acontece onde você mora, ou o que aconteceu no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor também para suas mãos.


© 2022 por REBIA.

Faça sua doação

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page