Imprimir

Projetos da Rebia em execução

. Acessos: 7740

1.1 - REVISTA DO MEIO AMBIENTE (http://revista.rebia.org.br/)

Publicação periódica mensal, no formato revista (205 x 275 mm fechado e 410 x 275mm aberto); papel off-set; colorida; 32 páginas totais; acabamento dobra, grampo, canoa.

Sua edição é feita em parceria de mão dupla com os membros voluntários e colaboradores da REBIA, que enviam artigos e informações entre as mais relevantes que afetam a realidade socioambiental, constituindo-se num resumo estratégico de informações e opiniões sobre a conjuntura socioambiental no período.

O projeto recebe o financiamento de empresas públicas e privadas através de anúncios de publicidade.

O título da Revista está registrado em nome da REBIA no registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) sob os números 906843367 e 906843308.

 

Revista do Meio Ambiente 94 Revista do Meio Ambiente 95 Revista do Meio Ambiente 96
Google analytics:
46.299 visualizações
( Outubro 2016 )
Google analytics:
174.279 visualizações
( Novembro 2016 )
Google analytics:
18.546 visualizações
( Dezembro 2016 )

 

1.2 - PORTAL DO MEIO AMBIENTE (http://portal.rebia.org.br)

Serviço de informações on line, atualizado diariamente e de acesso gratuito, indispensável para o acompanhamento da conjuntura socioambiental no Brasil e no mundo.

Registrado no INPI sob o número 906843324.

a) Visualizações de páginas nos últimos três anos (Google Analytcs):

2014 2015 2016
744.249 711.749 1.108.854

b) Visualizações em 2016 por país (Google Analytcs):

Visualizações de páginas nos últimos três anos (Google Analytcs)

 

C) Usuários por idade e sexo (Google Analytcs ):

Usuários por idade e sexo (Google Analytcs)

1.3 - FÓRUNS

Ancorados na plataforma do FACEBOOK, por sua gratuidade e facilidade de interação, os sete FÓRUNS DA REBIA reúnem mais de 32.000 formadores e multiplicadores de opinião em meio ambiente entre membros e seguidores (auditados de maneira independente pelo próprio Facebook), contribuindo para a democratização da informação socioambiental no Brasil, para a difusão da “Cultura de Rede” e para o fortalecimento dos laços entre os produtores e difusores de informações socioambientais no Brasil.

Os Fóruns são de livre acesso e comentários, sem moderação:

Fórum da REBIA NACIONAL (www.facebook.com/REBIA.org.br):
28 mil seguidores

Fórum da REBIA SUDESTE (www.facebook.com/groups/rebiasudeste):
1.349 membros

Fórum da REBIA CENTRO-OESTE (www.facebook.com/groups/rebiacentrooeste):
380 membros

Fórum da REBIA NORTE (www.facebook.com/groups/rebianorte):
267 membros

Fórum da REBIA NORDESTE (www.facebook.com/groups/rebianordeste):
495 membros

Fórum da REBIA SUL (www.facebook.com/groups/rebiasul):
283 membros

Fórum de IMAGENS DA NATUREZA (www.facebook.com/groups/imagensdanatureza):
1.630 membros

1.4 - ENCONTROS SOCIOAMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

Este projeto de educação ambiental vem colaborando para motivar e fortalecer uma nova cultura de cidadania socioambiental, e incentivar a leitura e a inclusão digital.

Em mais de duas décadas, já percorreu quase todos os estados do Brasil, resultando em cerca de 1.000 encontros e palestras de educação ambiental com o escritor Vilmar S. D. Berna a mais de 1 MILHÃO de crianças, jovens e adultos, e resultando na venda e distribuição de mais de 500.000 exemplares dos livros do autor, entre os quais destacam-se, entre outros:

- "O TRIBUNAL DOS BICHOS" - sobre as questões animais

- "O DESAFIO DE ESCOLHER" - sobre o modelo de consumo e o poder dos consumidores em fazer escolhas melhores

-  " A CRIAÇÃO E A AÇÃO HUMANA" - sobre espiritualidade e as responsabilidades da espécie humana com a natureza

- "AMIGOS DO PLANETA" - manual de educação ambiental para jovens e crianças

- "COMO FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL" - sobre educação ambiental para professores

- "COMUNICAÇÃO AMBIENTAL" - sobre os desafios de fazer comunicação ambiental num país em desenvolvimento onde meio ambiente ainda é visto como obstáculo a um falso tipo de crescimento em que o econômico e o social são prioritários.

- "COMO ADMINISTRAR COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA" - sobre gestão ambiental responsável

- "PENSAMENTO ECOLÓGICO" - sobre temas da atualidade ambiental e suas complexidades

1.5 - CURSOS AMBIENTAIS À DISTÂNCIA
        (http://www.cursosonline.uff.br/ead)

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) colabora na formação de educadores e gestores ambientais, tendo formado mais de 1.000 pessoas, com base os livros "COMO FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL", "COMO ADMINISTRAR COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA" e "COMUNICAÇÃO AMBIENTAL", cada um com 120 horas.

2 - PROJETOS DE PARCEIROS APOIADOS PELA REBIA

2.1 - ENCONTRO VERDE DAS AMÉRICAS
(www.greenmeeting.org/novoportal)

Coordenado pela ONG PALÍBER, tem na REBIA sua parceira na divulgação. Está entre os mais importantes e concorridos fóruns no Brasil e nas Américas, sobre os temas ambientais da atualidade, reunindo lideranças nacionais e internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tanto governamental quanto não governamental. Durante cada evento ocorre a entrega do PREMIO VERDE DAS AMÉRICAS. O Encontro já ultrapassou sua 15ª edição e já reuniu mais de 10.000 participantes.

2.2 - ENCONTRO INTERCONTINENTAL SOBRE A NATUREZA – O2
(www.ihab.org.br/site/index.php/iniciativas/o2-encontro-intercontinental-sobre-a-natureza)

Coordenado pelo IHAB, tem na REBIA uma de suas parceiras na divulgação. Acontece a cada dois anos na Cidade de Fortaleza, no Ceará, reunindo autoridades, cientistas, ambientalistas, jornalistas para debater sobre a situação dos recursos hídricos no Brasil e no mundo.

Durante cada encontro ocorre a entrega do PRÊMIO AMIGO DAS ÁGUAS.

2.3 - SELO PRIMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS(http://prima.org.br/project/selo-prima)

Coordenado pela OSCIP PRIMA - MATA ATLANTICA E SUSTENTABILIDADE  tem na REBIA sua parceira responsável pela validação e também na divulgação. O projeto tem por objetivos colaborar na redução das emissões de Carbono para atmosfera combatendo os efeitos dramáticos do aquecimento global e apresentar um modelo estratégico contra as mudanças climáticas que possa ser replicado pelo país.

3 - PROJETOS DA REBIA JÁ EXECUTADOS

3.1 - VOLUNTÁRIOS AMBIENTAIS

Realizado em parceria com a OSCIP Associação Ecológica Piratingaúna e com o patrocínio da Petrobras, este projeto teve por objetivo de mobilizar os leitores a saírem da inércia e irem além de meros expectadores dos desastres ambientais para colocarem a "mão na massa" na solução dos problemas, o projeto reuniu mais de duas centenas de voluntários ambientais que passaram a atuar, de forma organizada, em mutirões ecológicos.

Um dos pontos altos ocorreu durante o grave acidente com óleo na Baía de Guanabara, no início do ano 2.000, quando mais de 200 voluntários convocados entre os leitores ajudaram na limpeza das praias e no resgate de animais contaminados pelo óleo derramado.

Passada a crise, os voluntários ambientais voltaram a agir e, em 28 de julho de 2002, realizaram um mutirão para a retirada de cerca de 10 toneladas de lixo flutuante que chega pelas águas da Baía de Guanabara na praia da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Em 22 de dezembro de 2002, foi a vez da Floresta da Tijuca, quando os voluntários ambientais, com a ajuda de diversas ONGs retiraram cerca de 6 toneladas de areia que entupiam o lago da Cascatinha. A areia retirada foi destinada à recuperação de trilhas e encostas dentro do próprio Parque Nacional.

Em 6 de abril de 2003, os calouros e estudantes de Geografia da UFF - Universidade Federal Fluminense, trocaram seu trote pelo mutirão ecológico, juntamente com a ONG Onda Verde e os alunos e professores do UBEU, quando foram retirados vários sacos de cheios de lixo recolhido pelos voluntários do rio e 'piscinas' ao lado da Reserva Biológica do Tinguá (RJ).

3.2 - REDE AMBIENTE RJ

PROGRAMA ESTADUAL DE APOIO ÀS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS (ONGS) AMBIENTALISTAS FLUMINENSES - com o patrocínio da Petrobrás, e o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEA, em dezembro de 2002, criamos a REDE AMBIENTE RJ com o objetivo de estabelecer e fortalecer canais de diálogo entre as ONGs e o Governo. Foram implantadas oito redes locais de informação ambiental e uma rede estadual, coordenadas pelas próprias ONGs Ambientalistas. A ONGs receberam em doação doze computadores ligados na internet, além de oito cursos de capacitação.

3.3 - ECOCLUBES AMIGOS DO PLANETA

Realizado na Cidade de Barra Mansa, RJ, em 2004, em parceria com a OSCIP Associação Ecológica Piratingaúna, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o patrocínio da Coordenadoria do Meio Ambiente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), este projeto lançou as bases para uma educação ambiental cidadã e continuada, mobilizando e sensibilizando o público jovem escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente, em especial, dos recursos hídricos.

O Projeto resultou na criação de 40 "ECOCLUBES AMIGOS DO PLANETA" nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa, mobilizando mais de 500 alunos.

O projeto ganhou o 5º Prêmio OURO AZUL da CAIXA, na categoria empresa pública e teve por base os livros: "COMO FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL" e "AMIGOS DO PLANETA".

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd