top of page

RedeTrilhas tem a adesão da primeira trilha de longo curso aquática

A rede busca fazer a junção entre o contato com a natureza, a conservação da biodiversidade e a geração de renda por meio do ecoturismo.



Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade - RedeTrilhas teve a adesão da primeira trilha de longo curso aquática no Brasil. Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, a rede busca conectar pontos de interesse do patrimônio natural e cultural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país.


A nova adesão, oficializada nesta quinta-feira (29/12), foi da Trilha Rota dos Pioneiros, no Rio Paraná e seus afluentes, envolvendo trechos nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com 381 quilômetros, e previsão de 20 pernoites para conclusão de seu percurso. As trilhas de longo curso podem ser percorridas por meio de locomoção não-motorizados, como trilhas de caminhadas, ciclismo, cavalgada, já no uso aquático se dá por meio da canoagem.


A RedeTrilhas é uma iniciativa governamental, instituída em 2018, que tem como pilares a recreação em contato com a natureza, a geração de emprego e renda, e a conservação da biodiversidade.


A rede busca fortalecer o interesse pela natureza, valorizar os aspectos históricos e culturais, assim como sensibilizar a sociedade sobre a importância da conexão de paisagens naturais e ecossistemas, potencializando o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Também busca reconhecer e proteger rotas pedestres, de bicicletas e de outros meios não motorizados a partir da instituição de roteiros integrados que fortaleçam a conservação da biodiversidade.


Outro objetivo da RedeTrilhas é ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o ecoturismo e gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem.


Os critérios específicos para adesão de trilhas foram estabelecidos por meio da portaria conjunta, de 2020, dos ministérios do Meio Ambiente, do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com a portaria, foi articulada parceria com a Associação Rede Brasileira de Trilhas, entidade civil, sem fins lucrativos, composta por trilhas nacionais, regionais e locais, visando promover a adesão das trilhas filiadas na associação à iniciativa federal. A Trilha Rota dos Pioneiros integra a associação.


Com a RedeTrilhas, novas trilhas e trechos adicionais deverão seguir padrões de mapeamento e identificação. A ação traz mais segurança para os turistas e usuários, que poderão contar com padrões de estrutura e acesso que vão da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, as bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.


Como aderir


As propostas de adesão de trilhas de longo curso regionais e nacionais à RedeTrilhas devem ser apresentadas à Secretaria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou pelo e-mail redetrilhas@mma.gov.br. A RedeTrilhas tem uma cartilha que traz os critérios para avaliação de propostas de adesão, os modelos de formulários para envio da proposta e outras informações.


Baixe a Cartilha

cartilha-redetrilhas-digital-final
.pdf
Download PDF • 6.11MB


Poe ASCOM MMA https://www.gov.br/mma/pt-br/redetrilhas-tem-a-adesao-da-primeira-trilha-de-longo-curso-aquatica




2 visualizaciones1 comentario
bottom of page