top of page

Parque Nacional do Itatiaia inaugura primeira cachoeira acessível do estado do Rio

Redes Rebia

Entrega acontece no dia 19 de março, como parte da programação do 1º Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais


Itatiaia – O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) se tornará referência em acessibilidade ao inaugurar a Cachoeira Acessível do Camapuã, a primeira cachoeira acessível do estado do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil. A entrega acontece no dia 19 de março e faz parte da programação do 1º Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais, que será realizado entre os dias 19 e 21 de março de 2025 no parque.


Promovido pelo PNI, em parceria com a Coordenação-Geral de Uso Público e Serviços Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o evento reunirá especialistas e gestores de unidades de conservação para debater formas de tornar os parques nacionais mais inclusivos. A iniciativa tem como objetivo a troca de experiências e à elaboração de um caderno de orientações voltado à gestão da acessibilidade nesses espaços.


Inclusão na natureza


Além da cachoeira, o evento também marcará a inauguração de um camping acessível na parte baixa do parque, um espaço que não existia desde a década de 1980.


Para o ICMBio, a adoção de práticas inclusivas é essencial para garantir que mais pessoas possam usufruir das unidades de conservação com autonomia e segurança. No entanto, o instituto reconhece os desafios técnicos e financeiros na adaptação de áreas naturais, reforçando a necessidade de soluções inovadoras e sustentáveis.


Presenças confirmadas


O encontro contará com a participação da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, do presidente do ICMBio, Mauro Pires, além de diretoras do instituto e prefeitos das cidades de Resende e Itatiaia, acompanhados de seus respectivos secretários municipais.


Também estarão presentes representantes de outras unidades de conservação, como os parques nacionais da Tijuca, Iguaçu, Serra dos Órgãos, Fernando de Noronha, Jericoacoara e Chapada dos Veadeiros, que compartilharão experiências sobre acessibilidade na gestão dessas áreas.


 
 
 

Comentários


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page