top of page

O papel do setor industrial no desenvolvimento sustentável

Redes Rebia

Actualizado: 24 nov 2022


representação de uma fábrica feito de planta

Todos os 193 Estados-Membros da ONU assinaram, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030, estabelecendo uma agenda ampla e ousada para reduzir a pobreza, promover a prosperidade inclusiva e preservar o meio ambiente.


Desde então, líderes de negócios conscientes têm buscado incorporar os 17 ODS – ou parte deles – ao planejamento estratégico, conforme o setor industrial, entendendo que somente grandes ações envolvendo inovação, transparência e compliance, entre outras, vão garantir a transformação econômica sustentável.


O Programa Economia e Desenvolvimento Global, em estudo junto com a ONU sobre o papel do setor privado no desenvolvimento sustentável global, divulgou o relatório “Better Business, Better World”. O relatório destaca que não apenas os ODS precisam do setor privado, mas as empresas também precisam dos ODS. Especificamente, o relatório argumenta que modelos de negócios sustentáveis podem abrir oportunidades econômicas de até US$ 12 trilhões e aumentar o emprego no mundo em desenvolvimento em até 380 milhões de vagas até 2030.

Mas, segundo o relatório da ONU “The Sustainable Development Goals 2022”, à medida que o mundo enfrenta crises e conflitos globais em cascata e interligados, as metas estabelecidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento estão em risco. Com a pandemia de Covid-19 em seu terceiro ano e a guerra na Ucrânia, o cenário é de falta de alimentos e de energia, de crises humanitárias e de refugiados – tudo no contexto de uma crise climática.


Segundo analistas da ONU, enquanto o mundo emerge lentamente da crise, dados de alta qualidade são mais importantes do que nunca. O que é necessário agora são mais investimentos em dados e informações que otimizem a infraestrutura, aproveitando as lições aprendidas durante a pandemia. Para eles, o objetivo é enfrentar a crise para podermos encontrar respostas oportunas, antecipar necessidades futuras e projetar ações urgentes, necessárias para realizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Enfrentando o desafio: rumo ao futuro – E como o setor industrial pode contribuir para o novo futuro? Com processos sustentáveis, métricas, transparência, a partir de um projeto orientado para cada organização. Somente as empresas que atuam econômica, ecológica e socialmente de forma abrangente terão sucesso no longo prazo. A sustentabilidade não pode ser uma tendência, precisa ser a base do negócio.


As organizações podem contar com parceiros na transição rumo à sustentabilidade real em seus negócios, a partir de um exame minucioso dos desafios sociais e ambientais, dos requisitos de governança corporativa responsável e das demandas dos stakeholders. Uma análise de materialidade em vários estágios determina a importância (relevância) que os stakeholders internos e externos atribuem a vários aspectos de sustentabilidade e o impacto que as atividades de negócios têm sobre eles.


Essas análises devem envolver estudos sobre os impactos das atividades industriais no clima, na saúde, nos ecossistemas, na oferta de água e de energia, assim como podem contribuir para melhorar as condições de trabalho e promover um consumo mais consciente por meio da economia circular.


Para cada empresa, existe uma maneira única de contribuir para a resolução de desafios ambientais e sociais e de moldar a sua própria proposta de valor sustentável. O grande desafio está em identificar como iniciar essa jornada e seguir rumo ao futuro de acordo com a Agenda 2030.

  • Sobre o autor: Country Manager da TÜV Rheinland Bras

 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page