top of page

Niterói terá o maior pomar urbano do Brasil com 11 km de frutas

Niterói inicia o projeto Fruta no Pé e cria o maior pomar urbano do Brasil, com 11 km de árvores frutíferas no Parque Orla de Piratininga.


Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

Niterói iniciou a implantação do projeto “Fruta no Pé”, que promete criar o maior corredor urbano de árvores frutíferas do Brasil. Ao longo de 11 quilômetros no Parque Orla de Piratininga (POP), já foram plantadas 900 mudas de espécies nativas e frutíferas nos últimos dois meses. A previsão é que, até o final de sete meses, o número ultrapasse 5 mil mudas.


A proposta é resgatar a memória afetiva com espécies raramente encontradas nos mercados, como jamelão, jenipapo, grumixama, pitanga, amora, araçá, uvaia, cajus e a emblemática palmeira jerivá. Depois do crescimento, os visitantes poderão circular entre as árvores, colher frutas diretamente do pé e viver experiências típicas de áreas rurais — tudo dentro da cidade.


Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

Sustentabilidade e biodiversidade no Parque Orla de Piratininga


O projeto Fruta no Pé vai além do paisagismo: ele promove sustentabilidade urbana, fortalece a biodiversidade e incentiva a alimentação saudável. Cada muda plantada contribui para a criação de fragmentos florestais ao longo da orla.


Segundo o biólogo Alexandre Moraes, diretor de arborização da Seconser Niterói, o plantio de palmeiras jerivás, por exemplo, atrai mais de 80 espécies de aves nativas durante a frutificação, reforçando o papel do projeto no equilíbrio ecológico da cidade.


“O projeto nasce com uma proposta que vai além do paisagismo. Ele é um convite à memória afetiva, ao resgate de sabores e histórias e, ao mesmo tempo, uma ação concreta de estímulo à segurança alimentar, ao reflorestamento urbano e ao fortalecimento da biodiversidade local. As palmeiras jerivás são muito resistentes e atraem mais de 80 tipos diferentes da nossa avifauna nativa durante a frutificação. Elas são campeãs na atração de aves locais, o que reforça a importância de seu plantio para fortalecer a biodiversidade”, explicou o biólogo Alexandre Moraes.

O projeto é mais uma etapa do processo de revitalização ambiental e urbanística do Parque Orla de Piratininga, unindo preservação da natureza, valorização dos ecossistemas de restinga e estímulo à convivência em áreas verdes.


Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro
“Agregamos meio ambiente e gestão pública em uma simbiose perfeita. O pomar urbano faz parte de uma estratégia maior da Prefeitura de Niterói para transformar a cidade em modelo de sustentabilidade, oferecendo espaços verdes que promovem bem-estar e incentivam o contato direto com a natureza. Algumas frutas não se compram, e outras, como o caju, são muito caras. Quando consultamos a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), descobrimos que estamos confeccionando o maior pomar urbano do Brasil”, confirmou o biólogo.

O maior pomar urbano do país


Após consulta à Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), a Prefeitura de Niterói confirmou que o “Fruta no Pé” se tornará o maior pomar urbano do Brasil. A ação faz parte da estratégia da cidade de transformar espaços públicos em ambientes sustentáveis, reforçando o compromisso de Niterói com a natureza e a qualidade de vida dos moradores.


Antes do grande projeto, iniciativas-piloto já haviam sido implantadas em locais como a Restinga de Jurujuba e Restinga de Charitas, onde foram plantadas cerca de 500 mudas em áreas antes degradadas.


Foto: Luciana Carneiro
Foto: Luciana Carneiro

Reconhecimento internacional e compromisso ambiental


A vice-prefeita Isabel Swan destacou que o pomar reforça o compromisso ambiental de Niterói, lembrando que a cidade foi reconhecida, pela quarta vez consecutiva, com o selo “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pela Arbor Day Foundation.


“Esse pomar urbano tem tudo a ver com Niterói. Nós temos um comprometimento muito firme com o meio ambiente e a arborização, com 150 mil mudas plantadas ao longo dos últimos anos. Ter esse pomar no POP, que já tem uma função fundamental para o nosso sistema lagunar, potencializa ainda mais um equipamento baseado justamente na natureza”

Niterói já plantou cerca de 150 mil mudas nos últimos anos e conta com mais de 60 mil árvores catalogadas no sistema SIGeo. Além disso, mantém programas como o Arboribus, que realiza o mapeamento de árvores urbanas, garantindo segurança e preservação ambiental.


“Niterói reforça a segurança urbana com manejo responsável de árvores desde 2013, quando o município observou a necessidade de uma estratégia para a segurança da população em relação às espécies comprometidas. Foram feitos estudos e criados protocolos como o programa Arboribus, que mapeia e avalia as árvores da cidade, guiando a remoção segura de exemplares em risco, com replantio de espécies nativas. A iniciativa integra proteção ambiental, segurança e participação da população, promovendo uma arborização urbana mais sustentável”, explica Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos.

Histórias que emocionam


Durante uma visita ao Parque Orla de Piratininga, a moradora Mônica Alizeira Damparo, do bairro Caramujo, celebrou o projeto. Ela, que cuida do neto autista, Lucas Samuel, de cinco anos, destacou a importância do pomar:


“Isso aqui para mim é uma alegria. Morei em fazenda e tinha essas frutas, mas aqui a gente não vê mais. Vai ser bom para as crianças conhecerem o que já não tem mais no comércio. Também é um resgate da nossa história. Vai ser bom para o meu netinho, que é autista, poder ver, tocar, sentir essas frutas”

 
 
 

Comments


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page