top of page

Crises de escassez hídrica podem ser potencial fator para estopim de conflitos no mundo

Redes Rebia
Especialistas comentam que alterações climáticas e má gestão do recurso revelam e ampliam questões ambientais e geopolíticas envolvendo a oferta de água no planeta


Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo


Como bem imprescindível para a vida, a água se demonstra como um dos recursos que mais sofrem com as alterações climáticas. As guerras hídricas são ocasionadas por disputas geopolíticas resultantes da disponibilidade e distribuição do recurso. Principalmente nos locais em que a água é historicamente escassa, houve conflitos, como na Turquia, no Iraque e na fronteira do México com os Estados Unidos.

Essencial para o desenvolvimento de atividades como a agricultura e o abastecimento de água potável, o recurso tem uma importância social que acompanha toda a história da humanidade. A pressão por ele é ampliada à medida que há o crescimento populacional e o recrudescimento dos impactos do aquecimento global, com as alterações climáticas levando a crises hídricas mais severas.



Questões geográficas e humanitárias

As causas desses conflitos podem parecer totalmente naturais, com influência das ações humanas no meio ambiente, em um primeiro momento. Porém, se falta água, há pessoas lutando pela sobrevivência. O professor Paulo Hilário Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, coloca as questões culturais e sociais como um dos fatores-chaves para o acontecimento desses conflitos. Para ele, o predomínio de um nacionalismo extremado, migrações forçadas e as desigualdades econômicas são potenciais impulsionadores de um problema latente, relacionado ao avanço das alterações climáticas.


A escassez hídrica afeta aproximadamente 40% da população mundial. Isso abrange os corpos hídricos superficiais e aquíferos, que podem expor impasses fronteiriços, já que envolvem diferentes regulamentações sobre o uso de determinados rios. A gestão desses corpos hídricos é colocada como principal problema a ser observado pelo professor Wagner Cordeiro, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP: “Muitas vezes, não se sabe exatamente como é a reposição da água ou de que forma a água é utilizada em cada país”.

Cordeiro também comenta que a abundância de água pode ser um impulsionador de impasses entre regiões. Ele explica que, principalmente em regiões de fronteiras delimitadas por corpos hídricos, a construção de hidrelétricas, desvios e manejo da água podem ser estopim de guerras e de conflitos.

Desde muito antes da pauta ambiental receber a devida importância, o represamento de água para evitar períodos de longa estiagem e o desvio de corpos hídricos culminaram em conflitos. Um exemplo utilizado por ele envolve um antigo conflito na fronteira dos Estados Unidos com o México, em que foi necessário um “acordo” para cessar o impasse político. Nesse caso, o México precisou devolver a água utilizada do Rio Colorado, a partir de uma “operação assimétrica”.


Possíveis soluções

Se antes a questão da escassez hídrica já era um problema, as alterações climáticas podem potencializar e resultar em longos períodos de estiagem. Zonas áridas sempre existiram no globo terrestre, mas a ampliação do número dessas regiões chama a atenção, portanto, medidas para controlar os impactos das alterações climáticas são fundamentais. Cordeiro diz que maneiras mais sustentáveis de manejo e distribuição do recurso são importantes para atividades como a agricultura, pautadas em políticas públicas.



 
 
 

Comentarios


A Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) traz informação sobre meio ambiente e ecologia e ações que são relevantes por todo o mundo e conta com um time de repórteres de primeira linha que estão de olho no planeta.


Gustavo Berna

Presidente

REBIA e Revista do Meio Ambiente.

Telefone: ​21 97237-1307

E-mail: gustavo@rebia.org.br


Redes e Site: redes@rebia.org.br

Socialize-se conosco

 

Somos uma OCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com foco no meio ambiente e divulgação de informações sobre esse assunto que é tão vital para nossa vida.

Você pode colaborar conosco indicando ou  escrevendo uma matéria, publicando seus projetos ou participando dos eventos com nossos parceiros.

Você também pode participar doando qualquer valor para mantermos o funcionamento do site.

Compartilhe ideias

 

Conte para nós o que acontece onde você mora, o que tem acontecido no município, indique ações de ecologia e meio ambiente e faça parte de um mundo melhor feito também por suas mãos.


© 2025 por REBIA.

Faça sua doação



Participe de um mundo melhor.

  • Instagram
  • Twitter
bottom of page