Primeiro documentário da nova série da Amazônia Real sobre pesquisadores, ‘O homem da natureza’ apresenta a trajetória de cientista americano radicado há 40 anos na região amazônica
A agência Amazônia Real está produzindo os documentários “Ciência na Amazônia” sobre as trajetórias de pesquisadores e como eles enfrentaram o silenciamento forçado, o negacionismo, os ataques e a falta de recursos para avançar em suas pesquisas durante o governo de Jair Bolsonaro. Os convidados também falam sobre os legados e o que pensam em relação ao futuro da ciência na Amazônia.
O primeiro episódio é com o cientista norte-americano e radicado há 40 anos na região amazônica Philip Martin Fearnside. O documentário “O homem da natureza” é o primeiro episódio da série, que recebe o apoio financeiro do Instituto Serrapilheira.
Além de Fearnside, serão personagens dos próximos episódios a antropóloga e linguista Ana Carla Bruno, do Inpa; o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia; a historiadora Patrícia Melo, da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), e o antropólogo João Paulo Barreto, fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.
Os documentários têm direção e roteiro da jornalista Kátia Brasil, e recebem o apoio na divulgação do programa Megafone da TVT São Paulo. As gravações da série “Ciência na Amazônia” foram realizadas durante o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.
Direção e roteiro: Kátia Brasil
Apoio divulgação: TVT
Realização: Amazônia Real
O projeto “Ciência na Amazônia” conta com apoio do Instituto Serrapilheira, a primeira instituição privada sem fins lucrativos de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil. O Serrapilheira também é parceiro da Ponto Futuro.
Comments