top of page

Ciência na Amazônia: Philip Martin Fearnside

Primeiro documentário da nova série da Amazônia Real sobre pesquisadores, ‘O homem da natureza’ apresenta a trajetória de cientista americano radicado há 40 anos na região amazônica




A agência Amazônia Real está produzindo os documentários “Ciência na Amazônia” sobre as trajetórias de pesquisadores e como eles enfrentaram o silenciamento forçado, o negacionismo, os ataques e a falta de recursos para avançar em suas pesquisas durante o governo de Jair Bolsonaro. Os convidados também falam sobre os legados e o que pensam em relação ao futuro da ciência na Amazônia.


O primeiro episódio é com o cientista norte-americano e radicado há 40 anos na região amazônica Philip Martin Fearnside. O documentário “O homem da natureza” é o primeiro episódio da série, que recebe o apoio financeiro do Instituto Serrapilheira.


Além de Fearnside, serão personagens dos próximos episódios a antropóloga e linguista Ana Carla Bruno, do Inpa; o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia; a historiadora Patrícia Melo, da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), e o antropólogo João Paulo Barreto, fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.


Os documentários têm direção e roteiro da jornalista Kátia Brasil, e recebem o apoio na divulgação do programa Megafone da TVT São Paulo. As gravações da série “Ciência na Amazônia” foram realizadas durante o primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.




Direção e roteiro: Kátia Brasil

Apoio divulgação: TVT

Realização: Amazônia Real


O projeto “Ciência na Amazônia” conta com apoio do Instituto Serrapilheira, a primeira instituição privada sem fins lucrativos de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil. O Serrapilheira também é parceiro da Ponto Futuro.



por NEXO https://www.nexojornal.com.br/externo/2022/12/16/Ci%C3%AAncia-na-Amaz%C3%B4nia-Philip-Martin-Fearnside

0 visualizaciones0 comentarios
bottom of page