Carta da sociedade para a COP 15 da CDB


Existe um grupo que está trabalhando pelos nossos biomas e pedem a sua ajuda para CONVENÇÃO SOBRE DIVERSIDADE BIOLÓGICA. Estamos recolhendo até segunda-feira (28/11) assinaturas de organizações e movimentos sociais para a Carta da Sociedade Civil sobre a 15ª Conferência da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 15). O documento, que reúne posicionamentos e recomendações, será levado ao Canadá, sede do evento da ONU. A ideia é entregar a Carta à delegação do governo brasileiro, assim como à equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto repudia o desmatamento dos nossos biomas, reivindicando a reconstrução de órgãos de fiscalização e o fim da anistia aos desmatadores. Também crítica a privatização de parques e Unidades de Conservação e a crescente liberação de agrotóxicos e transgênicos no Brasil. Denuncia que "não existe mineração nem garimpo sustentável" e cobra o respeito aos direitos à terra, ao território e aos povos indígenas, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais e agricultoras e agricultores familiares.


Também entram em pauta as metas do Marco Global da Biodiversidade pós 2020, além da defesa da agroecologia, das sementes crioulas e da agrobiodiversidade no combate às mudanças climáticas e às pandemias. Abordamos ainda o Protocolo de Cartagena, que trata sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), e o Protocolo de Nagoya, que debate a repartição de benefícios advindos de recursos genéticos da biodiversidade e os conhecimentos a eles associados.


Nossa Carta será traduzida para o inglês e para o espanhol, servindo de instrumento de diálogo sobre o atual contexto brasileiro junto a representantes de outros países na COP 15, que ocorrerá de 7 a 19 de dezembro.

_Formulário para adesões:_ https://bit.ly/3AE4Lr8

🔗 _Acesse o documento na íntegra:_ http://bit.ly/3GXnxOr

🟢 Serão aceitas adesões de entidades, organizações, movimentos sociais, coletivos, sindicatos, entre outros. Não recolheremos assinaturas individuais.*

*#COP15* *#Biodiversidade*

4 visualizaciones0 comentarios