Imprimir

Carta de Princípios da Rebia

Escrito por Super User Ligado . Publicado em Institucional . Acessos: 5490

Rede Brasileira de Informação Ambiental – REBIA
 
1. A REBIA é o espaço de articulação política da sociedade civil organizada em torno das questões da democratização da informação socioambiental no Brasil.
 
2. São membros ou parceiros da REBIA todas as pessoas, entidades e organizações da sociedade civil que aderem à presente Carta de Princípios.
 
3. A REBIA é apartidária e rege-se por mandato próprio; respeita totalmente a individualidade e identidade de seus membros e estimula o fortalecimento ou surgimento de outras redes, adotando o princípio de liderança compartilhada. 
 
4. A REBIA fundamenta-se no compromisso com as necessidades, potencialidades e interesses da sociedade, em especial dos excluídos, baseada em: a) democratização da informação socioambiental de forma ampla, regular, independente; b) educação ambiental com valores para a sustentabilidade solidária; c) estímulo e fortalecimento da cidadania socioambiental planetária.
 
5. A REBIA busca contribuir para a democratização da informação socioambiental, fortalecendo inserções de natureza política, técnica e organizacional, demandadas pelos signatários; apoia a difusão de métodos, técnicas e procedimentos que contribuam para a democratização da informação socioambiental livre e independente.
 
6. A REBIA propõe-se a sensibilizar a sociedade civil, os formadores de opinião e os tomadores de decisão política para uma ação articulada em prol da democratização da informação socioambiental no Brasil que ofereça à sociedade conhecimento amplo e fundamentado sobre as questões ambientais para além da lógica do mercado. 
 
7. A REBIA busca contribuir para a formulação de políticas estruturadoras para a democratização da informação socioambiental, bem como monitorar a execução das políticas públicas.
 
8. A REBIA propõe-se a influenciar os processos decisórios nos quais a sociedade tenha acesso para propor e fortalecer a implementação das propostas da sociedade civil para a democratização da informação socioambiental, e busca articular-se aos outros Fóruns, Redes e organizações pela democratização da informação socioambiental.
 
 
Jurujuba, Niterói, RJ, 01 de maio de 1996.

 

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd